O desvio bússola (DB) é definido como o ângulo entre o norte magnético (NM) e o norte bússola (NB), medido em graus a leste ou oeste do norte magnético.
Uma agulha magnética livremente suspensa, quando situada em terra, em local isento de outras influências magnéticas, permanece orientada na direção do meridiano magnético (linha de força do campo magnético terrestre). A bordo, porém, existem outros campos magnéticos provenientes dos materiais dos quais a aeronave é construída, além dos equipamentos elétricos instalados. Estes outros campos magnéticos podem provocar um desvio da agulha magnética contida na bússola, e consequentemente um erro na indicação da direção.
Se o erro ocorrer para a direita do norte magnético, o desvio bússola é caracterizado como leste (E). Se o erro ocorrer para a esquerda do norte magnético, o desvio bússola é oeste (W).
O desvio bússola varia conforme a proa da aeronave, pois a relação entre os campos magnéticos da aeronave e o campo magnético terrestre muda de acordo com a orientação da aeronave. Por isso, é necessário realizar a compensação da bússola e elaborar a tabela de desvios para cada aeronave.