As cartas de área (ARC – Area Chart) se destinam a proporcionar ao piloto informações que facilitem a transição entre o voo em rota e a aproximação para um aeródromo através de áreas terminais com estruturas complexas, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Belém, Manaus, entre outras.

Estas cartas possuem uma escala menor (aproximadamente 1:900.000) que a ENRC, o que as tornam mais ricas em informações e detalhes. A simbologia da ARC é semelhante à utilizada nas cartas de rota. A carta deverá cobrir toda a área da respectiva TMA, apresentando maiores detalhes e informações, que não possam ser adequadamente representados na escala das ENRC. Apresentam-se, na mesma carta, as aerovias inferiores e superiores.

Você poderá utilizar uma ARC quando estiver próximo de ingressar na terminal do aeroporto de destino, e para não mudar direto da ENRC para a IAC (carta de pouso). É possível notar também uma maior riqueza de detalhes, uma vez que a escala da carta é menor.