O cartão contendo os valores do desvio bússola fica localizado próximo à bússola, e seus valores variam de uma aeronave para outra. Este cartão serve para orientar as correções a serem feitas para corrigir as interferências magnéticas que afetam a bússola.
Certos objetos próximos à bússola podem provocar erro. Além desses, há ainda a própria estrutura da aeronave que, com seus parafusos de aço, poderá influir na indicação das direções que, mesmo já compensadas, poderão causar erros relacionados ao Norte Magnético e a linha Norte/Sul da bússola.
No conjunto da bússola há barras magnéticas, providas de parafusos compensadores que servem para compensar os efeitos causados por influências magnéticas de objetos próximos à bússola. Mesmo com essa compensação, podem persistir pequenos erros que são registrados no cartão de desvio.
Geralmente as correções do desvio bússola são pequenas, porém sempre é importante verificar estes valores, principalmente ao operar uma aeronave em que nunca voou antes ou que voltou de uma revisão.
Se o erro ocorrer para a direita do Norte Magnético, o desvio bússola é caracterizado como leste (E). Se o erro ocorrer para a esquerda do Norte Magnético, o desvio bússola é oeste (W). E caso não ocorra nenhum desvio bússola, o Norte Magnético coincidirá com o Norte Bússola.